Histórico


O início do povoamento do município deu-se em 1892, com a construção de uma linha telegráfica, pelo Exército Brasileiro, entre a Capital de Goiás e Mato Grosso, quebrando o isolamento da região com o País. 
No ano seguinte, construída a estação telegráfica, sob a orientação dos Drs. Eduardo Sócrates e Eugênio Jardim, foram surgindo os primeiros moradores, entre eles o fundador Domingos Félix, que iniciaram a formação de roças e pastagens, erguendo-se o povoado que recebeu o topônimo de “ITAPIRAPUÔ, de origem indígena, que significa “pedra branca do poço do peixe”, por estar próxima a um profundo poço, no leito do rio, onde se formam um redemoinho no encontro das águas com grande bloco de pedra branca. 
Depois de mais de meio século de quase estagnação, o povoado recebeu o primeiro impulso progressista, em 1952, com a venda de uma gleba de terras pela Prefeitura de Goiás à firma Engenharia Barreto Neto S/A, que, loteada, incentivou a entrada e a fixação de novas famílias, crescendo o movimento comercial por ser ponto de ligação entre as cidades de Goiás e Jussara (distrito na época). 
Em 12 de novembro de 1953, pela Lei nº 137, da Câmara Municipal de Goiás, o povoado foi elevado à categoria de distrito, integrando o Município de Goiás. 
Já bastante desenvolvido, urbanística e economicamente, o Distrito de Itapirapuã obteve sua autonomia político-administrativa, pela lei Estadual nº 2113, de 14 de novembro de 1958, instalando-se oficialmente em janeiro de 1959. 
Gentílico: itapirapuano 

Formação Administrativa 
Distrito criado com a denominação de Itapirapuã ex-povoado, pela lei municipal nº 137, de 12-09-1953, subordinado ao município de Goiás. 
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Itapirapuã, figura no município de Goiás. 
Elevado à categoria de município, com a denominação de Itapirapuã, pela lei estadual nº 2113, de 14-11-1958. Sede no antigo distrito de Itapirapuã ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959. 
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. 
Pela lei estadual nº 8017, de 27-11-1975, é criado o distrito de Jacilândia e anexado ao município de Itapirapuã. 
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Itapirapuã e Jacilândia. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
 
Fonte:
 
IBGE